domingo, 20 de maio de 2012

Buscar a felicidade a qualquer custo

Essa ambição coloca em risco a durabilidade dos relacionamentos



Ser uma pessoa focada é bom, mas não ao extremo. Há pessoas que colocam um objetivo para si e querem alcançar a todo o custo, seja burlando leis ou usando pessoas, até mesmo para chegar a um cargo profissional. É uma ambição que ultrapassa o caráter.
Segundo a psicóloga Katia Lopis, uma pessoa que busca sua felicidade sem ter limites só vê à sua frente o que quer alcançar. “É a ambição que a move, a ponto de esquecer valores morais, não se importando com o que o outro sente. Se tiver um obstáculo, passa por cima como um trator.”

A falta de complacência e de limites faz com que pessoas exageradamente focadas sejam falsas. “Muitas vezes elas se mascaram, se fazendo de amigas, de parceiras, de incentivadoras, para estar próximas e esperar o momento certo para ‘dar o bote’ e chegar ao seu objetivo, independentemente da relação que se criou com aquela pessoa”, explica Katia.


A hora da verdade


Por causa dessa suposta amizade é preciso ficar atento a alguns indícios que apontam a falta de limite da pessoa. “A partir do momento em que aparecem algumas propostas inusitadas para outra pessoa, isso é algo que aguça aquele que é extremamente individualista. A ganância e a fúria acabam se sobressaindo e ele não consegue mais esconder seu jeito”, esclarece.
Mesmo quando se refere a uma amizade de anos, não é fácil mostrar para essas pessoas que em tudo há limites a serem respeitados e que há outras maneiras de alcançar seus objetivos e ser feliz. “É indicado uma conversa franca, mostrando o seu ponto de vista, sua opinião, sempre expondo a situação. Mas dificilmente uma pessoa muito gananciosa vai enxergar isso. Provavelmente exclua você da sua listinha de amigos, vai fechar os olhos para tudo o que você disse e continuar em busca dos objetivos, rompendo laços a fora”, comenta Katia.


E romper laços com pessoas próximas é apenas uma das consequências das pessoas gananciosas. “Quem preserva a sua conduta, sua ética, moral, não se corrompe e não consegue conviver com uma pessoa assim, e ela acaba ficando sozinha. Mas também pode encontrar pessoas dispostas a não se indispor com ela. São aqueles que percebem o que a pessoa é capaz de fazer, mas não querem enfrentar por não acreditarem em uma real mudança”, finaliza a psicóloga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

O Senhor é meu pastor e nada me faltará!

LinkWithin

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...